quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Luca di Montezemolo decide deixar a presidência da Ferrari após 23 anos

Luca di Montezemolo negou em Monza, no último fim de semana, que estivesse saindo do comando da Ferrari, mas as especulações sobre seu futuro não se acalmaram. E a notícia do desligamento da chefia-mor da empresa italiana veio na manhã de quarta-feira, com o título: 'O fim de uma era'. Agora é oficial, portanto. O italiano deixou mesmo o cargo de presidente da fábrica de Maranello e da equipe na F1. O diretor-executivo do Grupo FCA, Sergio Marchionne, assume o posto de Montezemolo neste primeiro momento.
No comunicado, Montezemolo, figura também chave no paddock da F1, explicou que a saída tem a ver com a entrada do Grupo FCA (Chrysler Fiat Automobiles) na bolsa de valores de Wall Street, em Nova York, no próximo mês.
"A Ferrari terá um papel significativo a desempenhar junto com o grupo FCA na bolsa de valores de Wall Street no próximo mês. E isso vai abrir um novo e diferente estágio que eu penso que deve ser liderado pelo diretor-executivo do Grupo", disse.
Sob o comando de Montezemolo, a Ferrari conquistou oito títulos de construtores e seis entre os pilotos. Também foi o italiano que promoveu a reestruturação do time na metade dos anos 90, quando chamou Jean Todt para chefiar a equipe na F1. Em 1996, a contratação de Michael Schumacher mudaria a história do time. Com a chegada dos engenheiros Ross Brawn e Rory Byrne na sequência, a esquadra montou uma força-tarefa que a fez dominar a F1 entre 2000 e 2004, período em que o alemão venceu cinco de seus sete títulos no Mundial.
A última grande conquista do time vermelho foi em 2008, quando levou a taça entre as equipes. Kimi Räikkönen foi quem assegurou o último título entre os pilotos para a Ferrari, em 2007.
Atualmente, escuderia vermelha ocupa a quarta colocação no Mundial de Construtores, com 162 pontos, contra 424 da líder Mercedes. Fernando Alonso é o mais bem colocado piloto ferrarista na tabela. O espanhol está em quinto, com 121. O último triunfo da esquadra aconteceu no ano passado, no GP da Espanha, com Alonso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário