quinta-feira, 6 de junho de 2024

FIA apresenta o novo carro da F1 para 2026

Foto: Reprodução/ FIA
 A FIA apresentou hoje o carro que será utilizado pela F1 a partir da temporada 2026.

O Carro deve ser mais ágil, sustentável e moderno visando proporcionamais disputas e mais chances ultrapassagens nas pistas.

Principais mudanças no regulamento para 2026

  • Os Carros para 2026 serão 30 Kg mais leves que os atuias melhorando a eficiência e a pilotagem
  • Unidade de energia redesenhada com os motores mais eficientes do mundo, com quase 300% mais energia nas baterias entre combustão interna e energia elétrica.
  • Fim do DRS e a introdução de um novo modo de ultrapassagem manual que será ativado pelo proprio piloto fornecendo 335Kw e 337 Km/h de potência extra ao motor, para usar o piloto deverá estar a menos de 1 segundo do carro a frente.
  • Combustível 100% sustentável
  • Maior segurança através de estruturas mais fortes e testes ainda mais difíceis.
  • Seis fabricantes de unidades de potência, Ferrari, Mercedes, Alpine, Red Bull Ford, Honda e Audi
Regulamento 2026 em detalhes

Motor

  • Recupera o dobro da energia durantes as frenagens, em comparação ao carro de 2022
  • Aumento de 300% mo uso da Energia elétrica, combustível 100% sustentável
  • Botão de ultrapassagem ativado pelo piloto
Chassi 

  • Os Carros serão mais estreitospassando de 2m para 1,9m de largura
  • Os carros serão menores, passando de 3,6m para 3,4m de comprimento
  • A pressão arodinâmica será reduzida em 30%, enquanto o arrasto gerado será reduzido em 50%
  • Os carros ficarão 30kg mais elves, indo para 768Kg
Aerodinâmica
  • Os Carros terão dois modos de aerodinâmica, Modo Z e Modo X. Quando aplicado o Modo Z vai alterar a configuração das asas dianteiras e traseiras, propciando maiores velocidades nas ccurvas.
  • O piloto poderá usar o Modo X para uma configuração de menos pressão aerodinâmica e mais velocidades em reta.
  • A asa dianteira terá uma espécie de DRS, além de ficar 10cm mais estreita
  • Os arcos que envolvem as rodas dianteiras serão removidos
  • A asa traseira terá dois flaps móveis, em vez de apenas um (como é hoje)
Segurança
  • Estrutura de impacto revisada e construída em duas partes para evitar impactos secundários durante acidentes
  • Aumento de proteção contra impactos laterais
  • O santantônio suportará cargas maiores do que atualmente
  • Inclusão de novas luzes indicadoras da situação elétrica do carro,
Sustentabilidade
  • Combustível 100% sustentável e que pode ser usado em qualquer carro a combustão

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